O Rio Araguaia, um dos mais belos do Brasil, pode se tornar o primeiro rio-parque nacional. Tramita no congreso Nacional um projeto de lei de autoria da senadora Kátia Abreu DEM-TO, que transforma o Araguaia em rio-parque. Se isso ocorrer a hidrovia Tocantins-Araguaia-Rio das Mortes será dificultada bem como as usinas hidroelétricas. O Rio Como se sabe é muito frágil, pois ainda está em formação e o assoreamento poderia se agravar pelas barcaças de transporte de grãos. Quando estas passam formam ondas e muitas vezes encostam nos barrancos, acelerando aquele processo. Outro benefício desta lei seria a proibição das geração de energia hidráulica. Estudos indicam uma vida curta para as barragens pois os lagos seriam em pouco tempo tomados pela areia proveniente desta bacia ainda em formação.
O Potencial turístico do berohokã (Grande rio), asssim chamado pelos índios karajás, é enorme. Existem belos canyons, cachoeiras, corredeiras e milhares de praias. Pesca, observação de fauna e flora, focagem noturna, canoagem são algumas das atividades a serem exploradas em grande parte do rio.
Descortina-se para população ribeirinha a esperança de maior fluxo de turistas com a exposição do local na próxima novela das 6 da Tv Globo. Há que se lembrar que o turismo desordenado pode causar a destruiçãoigual ou até maior que impactos de usinas e hidrovias. Deve se implantar logo regras para o turismo neste que um dos berços de águas do país e abriga amaior ilha fluvial do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário