Parque do Araguaia tem 95% de sua extensão devastada pelo fogo
O Parque, o maior do Estado, com uma área de 223 mil hectares, está sendo consumido pelos incêndios. Para a administração do local há deficiência na prevenção e combate ao fogo.
Árvores centenárias, animais silvestres de pequeno porte e gado foram mortos pelo fogo.
Quase sete vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, (32.630 hectares) o Parque Estadual do Araguai, também está passando por um período de fogo descontrolado. A estimativa é de que 95% da área do parque tenha sido atingida pelas chamas, provocadas indiscriminadamente pelos proprietários rurais da região, mesmo o local sendo uma unidade de conservação.
O parque está localizado em Novo Santo Antônio (1063 km de Cuiabá) e faz divisa com São Félix do Araguaia (1200 km de Cuiabá), ambos municípios líderes em queimada no estado. Segundo o gerente regional da unidade, Herson Souza Lima, a deficiência no combate ao fogo contribuiu para que a destruição chegasse a este ponto. "Se ele (combate) tivesse sido feito de uma vez, não haveria toda essa queimada".
O gerente conta que o surgimento de vários focos ao mesmo tempo dificultou ainda mais o trabalho das equipes. Além disso, a brigada que estava atuando tinha que dividir os esforços em outras regiões que necessitavam de apoio. "Quando mandaram o avião, não havia combustível. O avião chegou em um domingo enquanto o combustível veio só na sexta-feira".
Árvores centenárias, animais silvestres de pequeno porte e gado foram mortos pelo fogo e os mamíferos que dependem de árvores frutíferas também sofrerão com a falta de alimento. De acordo com Lima fazia 3 anos que não havia uma queimada assim na região.
Para ler mais click em http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=91501&codDep=3
Nenhum comentário:
Postar um comentário